Resgatar o brincar como linguagem de aprendizado e expressão é a proposta do Programa Caminhos da Leitura, iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM) por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura. Voltada para crianças de 4 a 12 anos, a programação gratuita inclui oficinas com brinquedos sustentáveis e atividades que estimulam a imaginação e o respeito às diferenças, envolvendo toda a família.

Nesta terça-feira (13), às 9h, a Biblioteca Nair Goulart, no CEU de Valéria, recebe a oficina Brinquedo feito à mão, conduzida pela educadora Sálua Chequer e pelo músico Igor Trovanova. Já na quinta-feira (15), às 14h, a Biblioteca 7 de Abril sedia a oficina Brincando com as Palavras, inspirada no livro O rei que tinha orelhas de burro.
A proposta das oficinas é unir leitura, criatividade e ludicidade, incentivando a confecção de brinquedos e a reflexão sobre temas como aceitação e diversidade. “As crianças vão explorar o conteúdo do livro a partir do brinquedo que criam e podem levar para casa. É uma forma divertida e sensível de estimular a leitura e o respeito ao outro”, explica Jane Palma, gerente da área na FGM. Com um rico acervo de brinquedos manuais, Sálua traz à cena práticas que fortalecem vínculos e resgatam saberes populares.
Como parte das ações do Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, o Caminhos da Leitura também promove atividades especiais no domingo (18), no Espaço Carybé de Artes, no Forte São Diogo. Às 10h, será realizada a História Cantada – Lugar de criança também é no museu, com oficinas de brinquedos. Às 14h, a atriz Cléia Makenda apresenta a boneca falante Sara, personagem que conduz um bate-papo lúdico sobre proteção e direitos das crianças. As atividades integram também a programação do Dia Internacional de Museus.


