NEOJIBA abre temporada 2026 com série de concertos gratuitos em Salvador

O NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, inicia sua temporada de concertos de 2026 agora em março com uma série de apresentações gratuitas em Salvador, reunindo jovens músicos da Orquestra 2 de Julho e artistas multiplicadores. A programação começa no dia 1 de março, com a retomada do projeto “Todo Domingo no Parque” e segue com apresentações nos dias 6, 7, 27 e 28 de março, no Parque do Queimado, na Liberdade.

A abertura acontece no domingo, 1 de março, às 11h, com o recital “Panorama de Abertura” da série “Todo Domingo no Parque”, projeto que oferece concertos gratuitos todo domingo, aproximando o público da música de concerto. O repertório inclui a “Suíte nº 1 para violoncelo solo em Sol maior, BWV 1007”, de Bach, o III movimento (Andante) do “Trio em Sol menor, Op. 17”, de Clara Schumann, a “Fantasia nº 9 em Mi maior para flauta solo”, de Georg Philipp Telemann, e o Adágio da “Sonata nº 1 em Sol menor” para violino solo.

Nos dias 6 e 7 de março, os grupos de sopros e percussão e de cordas da Orquestra 2 de Julho sobem ao palco em concertos que apresentam, separadamente, os diferentes naipes da orquestra. As apresentações acontecem no dia 6, às 19h, e no dia 7, às 17h, com repertório que destaca a diversidade sonora dos conjuntos.

O programa do grupo de sopros e percussão inclui “Kirimurê: Rapsódia para banda sinfônica”, de Jamberê, “Libertadores”, de Navarro, e “Olympica: Abertura festiva para banda”, de Roost. Já o grupo de cordas interpreta a “Serenata para cordas em Dó maior, Op. 48”, de Tchaikovsky, e a “Sinfonia de Câmara em Dó menor, Op. 110a”, de Dmitri Shostakovich, em arranjo de Rudolf Barshai. As apresentações marcam o início das atividades artísticas da orquestra em 2026 e têm como proposta destacar os diferentes naipes do conjunto, ampliando as oportunidades de performance e fortalecendo o desenvolvimento musical de cada integrante.

A abertura oficial da Série Salvador Sinfônica da Orquestra NEOJIBA  acontece nos dias 27 e 28 de março, também no Parque do Queimado, com concertos que reúnem os músicos em formação orquestral completa, celebrando o início de um novo ciclo artístico do NEOJIBA. 

Todos os concertos são gratuitos e abertos ao público.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 18 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em seis cidades do interior da Bahia, e 6 mil participantes indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Comentários

Publicações relacionadas

WhatsApp Image 2026-06-10 at 16.48.33
11/06/2026
Um dos precursores do stand-up comedy no Brasil apresenta a sua nova sátira política nos dias 15 e 16 de agosto.
La Pasta Gialla 1 - Foto Pedro Mascarenhas
09/06/2026
La Pasta Gialla aposta em risoto de camarão com burrata e petit gateau de Nutella para o Dia dos Namorados.
WhatsApp Image 2026-06-09 at 11.39.23 (2)
09/06/2026
Nos dias 13 e 14 de junho, o evento reúne Estakazero, Del Feliz, Bailinho de Quinta e Gerônimo no Centro Histórico; a entrada é 1 kg de alimento.
Sentiu falta de alguma coisa? Manda um zap!