
O São João do Pelourinho abriu as portas nesta quinta-feira, 19 de junho, trazendo para as praças do Centro Histórico toda a alegria e magia do forró em uma celebração pensada para todas as idades. Um dos espaços que se destacou pela programação voltada para os pequenos e a convivência familiar foi a Praça das Artes.
Com uma proposta divertida, a Praça das Artes recebeu, logo no primeiro dia, apresentações que encantaram o público familiar. Passaram por ali artistas como Tio Paulinho, a banda Tio Barnabé, Lui Muritiba, Nenho, Seu Maxixe, Uns Kamaradas e Peu Carvalho. A variedade de atrações garantiu que a energia junina embalasse crianças, adolescentes e adultos. A programação do São João no Pelourinho é promovida pelo governo do estado da Bahia.
Para Débora Xavier, auxiliar administrativo e moradora do Pernambués, o São João é fundamental para a cultura e economia da cidade, da Bahia e de todo o Nordeste. “Eu não consigo nem descrever o São João por ser minha festa preferida. Estou aqui por conta da programação infantil. Trouxe minha filha e acho essa programação muito importante para crianças e adolescentes conhecerem um pouco mais da cultura da nossa Terra”, vibrou Débora, ressaltando a oportunidade de aprendizado cultural que o evento proporciona aos mais jovens.
Compartilhando dessa visão, a psicóloga Elisa Duarte, que veio de Lauro de Freitas, descreve o São João como uma festa linda que promove a cultura e ajuda a valorizar as riquezas do Nordeste, seja nas cores, na música ou em todos os elementos que inspiram orgulho de ser nordestino. “Uma festa muito importante porque a gente pode trazer nossa filha como uma oportunidade de conhecer mais a cultura dela, participar e conhecer de perto os elementos que compõem o São João. A nossa comida típica preferida entre muitas outras, é o amendoim. Com toda certeza”, destacou Elisa, evidenciando a importância de vivenciar a tradição em família e, claro, desfrutar das delícias juninas.


